Logo Alfaro
Fale com o Alfaro
Promovendo cidadania com informação
banner Alfarobanner Alfarobanner Alfaro

PÁTRIA EDUCADORA??? Teu Professor te contou???

segunda-feira, 23 de Fevereiro de 2015 | 10:30

Consta que, certa feita, na época natalina, ao finado David Nasser foi cometida pela direção da revista O Cruzeiro a tarefa de comentar a figura de Jesus. O Jornalista não titubeou: “Contra ou a favor”?

Evoco essa passagem para conceder que, figurativamente falando, cabeças espertas podem produzir qualquer tipo de argumento. Mas...nem tudo são flores. Há vários obstáculos a esse possível fato, dentre os quais a verificação empírica.

O comunismo falhou! Fundada em realidades históricas e outras, factuais, dependendo do grau de liberdade que o observador garanta à interpretação daquilo que possa ver, são de fácil comprovação.

Não só o velho comunismo falhou. Os novos modelos de socialismo parecem fadados ao mesmo destino. Haja vista o socialismo chamado do século XXI, praticado pela Venezuela. Dá sinais claros que não se sustentará por muito.

A teoria de Marx, que foi apresentada na FURG pelo professor Miguel Glaser Ramos, que obrigava seus alunos a ler, interpretar e defender suas opiniões, está calcada em uma ideia errada, herdada de economistas clássicos: A teoria do valor do trabalho. Marx estava errado desde o diagnóstico do problema até a solução. Ela foi refutada pela teoria da utilidade marginal, pois, uma mercadoria produzida que exigiu muito trabalho poderá não ter valor algum se não tiver utilidade.

A distribuição de renda pode não servir para nada. Vejamos: os socialistas dizem que a desigualdade é o grande mal do mundo. Não percebem que desigualdade não significa pobreza. Esta desigualdade, medida pelo coeficiente de GINI, revela coisas como que o Timor Leste é mais igualitário que Espanha, Canadá e França. Que Bangladesh, onde se concentram massas miseráveis, é mais igualitário que Irlanda e Nova Zelândia.

Os países mais liberais estão entre os mais desenvolvidos. Todos os países com IDH elevado são capitalistas. A Nova Zelândia estava quebrada nos anos 80, mas depois de uma reforma liberal radical se reergueu e chegou ao posto de 6º. IDH do mundo. Hong Kong e Cingapura (13º. E 18º. Melhores IDHs ) eram países miseráveis até bem pouco tempo atrás e chegaram onde estão em 30 anos e são, justamente, os dois países mais liberais do mundo. Teu professor te contou isso? O meu contou!!! Se não, que tal pensar nisso?

Economista*


Escrito por Prof. Nerino Dionello Piotto

Comentários (0) | Indicar um amigo


^ topo

QUEM SOU

Alberto Amaral Alfaro

natural de Rio Grande – RS, advogado, empresário, corretor de imóveis, radialista e blogueiro.

ENTREVISTAS

O QUE EU LEIO

ÚLTIMAS 10 POSTAGENS


Ouça a Rádio Cultura Riograndina

ARQUIVOS

WD House

Blog do @lfaro - Todos os direitos reservados