Logo Alfaro
Fale com o Alfaro
Promovendo cidadania com informação
banner Alfarobanner Alfarobanner Alfaro

Meio Ambiente

sexta-feira, 18 de Outubro de 2013 | 14:08

A construção civil atual esta incorporando novos quesitos. A complexidade é tanta que passa a confundir os profissionais da área. Nas alvenarias, as instalações embutidas formam um emaranhado complicado: telefones, elétrica, fotocélulas e relés, redes de computadores, tubulações de água, esgoto e pluvial, de alarmes, câmeras e sinalizadores, condicionadores, lavadoras e drenagens... Tantos são os cortes nas paredes que elevam a construção civil ao ápice dos geradores de entulhos, hoje chamados de resíduos sólidos.

Na atitude, a construção das residências ditas inteligentes, do futuro, ecologicamente perfeito ou funcional, tem viva útil reduzida. Por varias razões: pelas fadigas de materiais e validade reduzida, acomodação do solo e intempéries, falta de qualidade na edificação e domínio de técnicas. Um esforço imenso, somente para viver uma ilusão, mero acaso de estarmos vivendo neste século ao romper da idéia que tudo recentemente lançado é bom.

Numa idéia pobre de pretensões, pensamos em não tirar a casca da banana do lixo, tentamos criativamente criar, compostagens, minhocários, cultura hidropônica, jardins elevados, biodigestores, recicladores... Outras pessoas também na melhor das intenções estão aterrando bahias, manguezais, lagos, mares... Para a construção de residências, a questão é: até onde e até quando o poder dos governantes e capitalistas é maior que a do povo pobre de pretensões.

O bem estar dos humanos contrasta com as regras de educação para a natureza, a construção civil entra em cena, num processo assustador de degradação do Meio Ambiente.


Escrito por Gostaires Gonzales

Comentários (0) | Indicar um amigo


^ topo

QUEM SOU

Alberto Amaral Alfaro

natural de Rio Grande – RS, advogado, empresário, corretor de imóveis, radialista e blogueiro.

ENTREVISTAS

O QUE EU LEIO

ÚLTIMAS 10 POSTAGENS


Ouça a Rádio Cultura Riograndina

ARQUIVOS

WD House

Blog do @lfaro - Todos os direitos reservados