Logo Alfaro
Fale com o Alfaro
Promovendo cidadania com informação
banner Alfarobanner Alfarobanner Alfaro

Amizades urgentes da maturidade

terça-feira, 06 de Janeiro de 2015 | 18:03

À medida que vamos amadurecendo, algumas características vão sendo potencializadas, tanto para o bem como para o mal. Ficamos - isto é uma verdade absoluta - muito mais seletivos e exigentes. Os jovens definem essas peculiaridades como rabugice e chatice; se justificam: ninguém gosta de ser analisado, cobrado, julgado.

A experiência obtida com relacionamentos e vivências humanas ao longo de décadas, as más companhias e as ingratidões, nos torna experts nesse metier, fazendo com que dificilmente erremos nessas escolhas. Lembro que na juventude qualquer encontro fortuito já nos levava a classificar novos relacionamentos como amizades. São apenas conhecidos, talvez parceiros nesta ou naquela atividade, neste ou naquele objetivo.

Estou cada vez mais endurecido em outorgar essa titulação, essa distinção, já que na realidade tenho descoberto que amizades, sem detrimento das “velhas amizades”, independem de tempo ou duração, começam repentinamente num contato qualquer e vão ganhando importância por diversas motivações.

Solidariedade, gratidão, empatia, disponibilidade e algumas afinidades, compõem os ingredientes básicos para fomentar e consolidar uma verdadeira amizade. Nada mais me gratifica e me satisfaz do que ter e ser reconhecido como amigo.

As amizades turbinam nossos negócios e carreiras, encurtam distâncias, pavimentam caminhos e são indispensáveis para que tenhamos boa saúde e, com certeza, são fundamentais ao prolongamento das nossas vidas, pelo que agregam de positivo.

Amo tanto cada um dos meus amigos, sou tão grato por tudo que dedicam a mim, que nem imagino viver sem a presença e disponibilidade deles. Sou, confessadamente, “amigo dependente”, e persevero a cada dia da minha existência na busca do meu crescimento como pessoa, como ser humano, para poder retribuir à altura, tudo que tenho recebido.

Lasier Martins e Pedro Arthur Neves Valério: “Amizades se confirmam e se consolidam também através de sonhos, ideais, desafios e lutas. Estamos juntos”.


Escrito por Alberto Amaral Alfaro

Comentários (2) | Indicar um amigo



Seguindo Líderes, buscando a boa política

segunda-feira, 29 de Dezembro de 2014 | 11:57

No último dia 18 de dezembro de 2014, após longo período de reflexão e avaliação, resolvi, acompanhado por lideranças expressivas da política Riograndina, dar uma reviravolta, um novo direcionamento à minha militância política, aceitando o convite do Senador Lasier Martins, das Executivas Municipal e Estadual do Partido Democrático Trabalhista, filiando-me ao PDT.

Foram trinta anos de PFL/DEM, onde entreguei o melhor da minha disposição e capacidade. Lutei a boa luta, fiz da atividade pública um meio de melhorar a vida dos mais necessitados, a busca incessante pela justiça social e na defesa intransigente da Democracia.

Lidero e sou liderado, ninguém é uma ilha, a vida em sociedade nos impõe ser protagonistas e também coadjuvantes. Busco diariamente em tudo o que faço dar razão ao meu viver, tornar-me útil e retribuir em trabalho desafrontado o muito que tenho recebido de tudo e de todos. Para mim a vida só tem sentido se deixarmos, indelével, algo de positivo para a coletividade e que honre os nossos filhos e amigos.

Neste ano da graça de 2014, as atividades radiofônicas e empresariais me oportunizaram melhor conhecer um dos ícones do jornalismo brasileiro, Lasier Martins. “Top of Mind” como comentarista da RBS TV. Lasier, após 53 anos de atividades jornalísticas, aceitou o desafio e buscou eleição ao Senado da República. Saiu da cômoda posição dos homens de sucesso, dos realizados, no afã de contribuir para que tenhamos uma política ética, vertical, propositiva e transparente. Vejam: as manifestações e protestos populares de junho de 2013 serviram de molas propulsoras, foram a verdadeira gota d’água, dessa corajosa decisão. À época, consultado junto com outros interlocutores pelo Estado afora, junto com o amigo Luiz Arthur Corrêa Dornelles, resolvi abraçar a causa, que ao final se tornou exitosa, com o aval de 2.145.479 gaúchos.

Durante todo esse processo eleitoral, recheado de incompreensões e dificuldades, muitas afinidades foram aflorando e os convites para acompanhá-lo na futura, porém incerta caminhada também foi crescendo. Concretizado o sonho, tornou-se imperiosa a decisão, que foi positiva, afinal jamais se nega apoio e solidariedade a um Líder, menos a um Amigo.

Respeito muito a história do Trabalhismo, na Política e nas conquistas obtidas ao longo do tempo para a classe trabalhadora do Brasil. Admiro os “Monstros Sagrados”: Alberto Pasqualini, Getúlio Vargas, Fernando Ferrari e Leonel Brizola, não obstante, escolhi, de sempre, o Grande Brasileiro, Sociólogo e Indigenista, Darcy Ribeiro, como um dos meus ídolos - sou de seguir ídolos e líderes - que passa a ser a minha referência dentro do PDT, sem detrimento das grandes lideranças contemporâneas, estaduais e nacionais.

Vou com o Senador Lasier Martins, com os homens e mulheres do PDT, na busca intransigente da boa política. “Só há duas opções nesta vida: se resignar ou se indignar. E eu não vou me resignar nunca”, asseverou Darcy Ribeiro.Este será o meu norte, militando na vanguarda, propondo e discutindo, aceitando missões e desafios. Vamos à Luta.

 

* Na Foto(da esquerda para a direita): Vieira da Cunha, Afonso Motta, Pompeo de Mattos, Alberto Alfaro e Lasier Martins. Poa. Em: 18/12/2014


Escrito por Alberto Amaral Alfaro

Comentários (0) | Indicar um amigo


  1-2-3-4-5-6-7  

^ topo

QUEM SOU

Alberto Amaral Alfaro

natural de Rio Grande – RS, advogado, empresário, corretor de imóveis, radialista e blogueiro.

ENTREVISTAS

O QUE EU LEIO

ÚLTIMAS 10 POSTAGENS


Ouça a Rádio Cultura Riograndina

ARQUIVOS

Alfaro Negócios Imobiliários
WD House

Blog do @lfaro - Todos os direitos reservados